Você sabe exatamente do que estou falando quando digo que a saudade é um lugar dentro da gente(a frase não é minha, eu sei), mas faz todo sentido. A Saudade é um orgão, uma dessas coisas vitais, pulmões, corações, cerébros, não rins, ou um apêndice. A saudade é esse lugar dentro da gente que grita cada vez que alguém fala no nome do alguém que se foi.
Saudade é aquele lugar que aperta cada vez que uma musica toca lá no fundo. Saudade é quase um ser, uma pessoa vivendo dentro da gente, apenas por que ela achou um lugar quente e agradável pra morar, a gente nem percebe, não sabe quando foi que ela entrou, não sabe se foi pela porta de um sorriso, pela janela de um sonho, a saudade é no fim das contas aquele sorriso triste que só o espelho recebe de nós, aquela lágrima represada cada vez que a memória lembra de alguém que se foi.
Eu sei que você sabe exatamente o que estou tentando dizer, por que esse lugar também existe aí, no teu invólucro corpóreo, na compilação de órgãos vitais que carregas também tem a saudade. Essa pessoa também vive dentro de você, dentro de todas as pessoas. Saudade é o rosto do meu avô que se foi( e que eu vi tão pouco), e o do meu outro avô( pai e amigo) que ainda tropeça seus passos pelos corredores do mundo dos vivos.
Saudade é esse lugar que grita quando a casa está vazia, que implora por migalhas, por cacos de sonhos quebrados, por promessas que não foram cumpridas, mas que um dia foram verdade, mesmo que jamais o tenham sido. Saudade é as coisas que ficaram, essas coisas gravadas indeléveis em nossa pele, tal qual uma tatuagem invisível( para olhos comuns). Saudade é um lugar silenciosamente ensurdecedor, é o barco do chico despedindo um arco, é o quarto do filho que já morreu.
Saudade é a voz do Renato dizendo que as estações mudaram, mas que na verdade( de verdade) nada mudou. E você sabe exatamente o que quero dizer, é você, você mesmo. Você que por algum desafortunado motivo, acabou se deparando com as palavras que professo como unico tesouro( muito embora não valha muito).
Você sabe exatamente o que quero dizer, por que você está aí com ela. Com a saudade, está escutando o que ela diz neste exato instante, está lembrando do rosto do seu avô, do da sua mãe, de um amigo que se foi, da moça( ou do rapaz) que compartilhou com você coisas demais para serem esquecidas.
A saudade é essa coisa que nos faz chorar por nada, a saudade explica a humanidade, a saudade nos mantem vivos. Mas você exatamente o que eu quero dizer, você, melhor do que ninguém sabe exatamente onde vive esse órgão( vital). Você sabe, e eu sei, que você assim como eu, sente saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário